O que significa ter autoestima ?
A autoestima nada mais é que uma avaliação que o individuo faz de si mesmo, podendo ser alta quando essa avaliação é positiva ou baixa quando a avaliação é negativa. A autoestima é um dos fatores que mais influencia a maneira que uma pessoa se comporta e se relaciona com os outros.
Qualquer pessoa que queira ter uma boa saúde mental precisa cuidar da autoestima, afinal uma autoestima elevada deixa a pessoa mais confiante e preparada para enfrentar os desafios do dia dia, já a baixa autoestima faz com que a pessoa deixe de confiar em si mesmo, se sentindo menos capaz para resolver os problemas diários e se incomodando mais com a opinião dos outros .
Atualmente várias mulheres sofrem com a baixa autoestima e muitas vezes isso acontece devido a cobrança excessiva e a discriminação de gênero que as mulheres enfrentam até hoje. Porem, os fatores externos não são as únicas causas da baixo autoestima entre as mulheres.
Muitos fatores internos e o modo que muitas mulheres pensam e encaram a vida podem ser decisivos para a baixa autoestima feminina. Portanto para melhorar a autoestima é preciso mudar forma de pensar, deve-se eliminar padrões mentais que jogam uma pessoa para baixo e substituir por pensamentos que elevam a confiança e a capacidade de individuo para superar desafios.
Existem algumas praticas fundamentais que elevam a autoestima feminina, nesta artigo foram selecionadas algumas das principais táticas de como melhorar a autoestima. Confira abaixo.
10 dicas de como melhorar a autoestima
Aprenda agora como melhorar a autoestima com essas 10 dicas abaixo. Confira agora.
Não deixe o pensamento negativo prejudicar sua autoestima
O pensamento negativo prejudica consideravelmente a autoestima, pois tira a confiança do individuo e faz com ele não tenha energia para resolver os problemas que aparecem. Quando estiver diante de um problema, ao invés de pensar negativamente, tente buscar as soluções.
Momentos difíceis fazem parte da vida e podem ser superados, mas para isso é preciso deixar de olhar apenas os lado negativo dessas situações e buscar como melhorar esses momentos. Lembre-se que as dificuldades também geram consequências positivas, já que elas podem servir de aprendizado para o enfrentamento de futuros problemas.
Não se compare com os outros
Cada pessoa é um individuo único, tem a sua própria história e se desenvolve em contextos diferentes, por isso não se compare com os outros, ao invés disso foque nos seu próprios problemas e desafios sem deixar se influenciar por outras pessoas e tenha como referencia seu próprio crescimento pessoal.
Liste as suas qualidades
Muitas a vezes a baixa autoestima é causada pela falta de autoconhecimento, pois a pessoa que não se conhece não consegue reconhecer os seu próprios pontos positivos e por isso acaba cometendo muito erros e perdendo a confiança em si mesmo.
Para ter uma boa autoestima é fundamental que a pessoa analise a si mesmo e identifique as suas qualidades e dessa maneira possa fazer escolhas baseadas naquilo que ela faz bem .
Comemore suas conquistas
Para você confiar em si mesmo é importante comemorar suas conquistas. Comemore até mesmo as pequenas conquistas, pois dessa maneira você estará construindo uma mentalidade vencedora com condições de obter conquistas cada vez maiores.
Escolha boas companhias
As pessoas ao seu redor são determinantes para a sua boa autoestima, por isso selecione bem as pessoas do seu convívio. Evite ficar perto de pessoas negativas que te jogam para baixo e tente se cercar de pessoas positivas, que te apoiam, torcem por você e até te auxiliam nos momentos difíceis da sua vida.
Não busque ser perfeito
Qualquer um que queira aprender como melhorar a autoestima precisa entender que ninguém é perfeito e que é impossível alcançar a perfeição. Todos cometem erros e por tanto você não deve se culpar excessivamente quando você erra.
Sempre busque ser uma pessoa melhor, mas lembre-se que melhorar não significa ser perfeito, você sempre terá que conviver com os seus próprios defeitos e erros que eventualmente você cometa . Para ter uma autoestima saudável você não deve deixar que o sentimento de culpa te paralise e te impeça de progredir.
Dê um tempo para si mesmo
Cuidar da autoestima é também cuidar de si mesmo para garantir uma boa qualidade de vida e se sentir bem consigo mesmo. Por isso dê um tempo para si mesmo, relaxe e faça as atividades que gosta. Procure ter um tempo livre para fazer uma caminhada, ler um livro, assistir um filme ouvir música ou fazer qualquer outra atividade que lhe de prazer.
Ajude o próximo
Ajudar o próximo não é apenas uma maneira de fazer o outro feliz, pois a pessoa que ajuda o próximo se sente mais útil e valorizada, afinal ela esta contribuindo para a sociedade e com certeza estará contribuindo para a melhorar a sua própria autopercepção
Não deixe o futuro e passado atrapalharem o presente
Ficar pensando demais no futuro ou no passado atrapalha o desenvolvimento das atividades que você esta executando no presente. Para ter sucesso é importante focar no presente sem deixar que traumas do passado prejudiquem a sua confiança e evitar ficar ansioso com possíveis situações que poderão acontecer no futuro.
Faça exercícios físicos
A pratica de exercícios físicos libera endorfina que aumenta a sensação de bem estar e consequentemente melhora a autoestima. Além disso a melhora da aparência do corpo produzida pelos exercícios físicos contribuem para elevar a autoimagem de um individuo.