Atletas brasileiras que se destacaram nas olimpíadas 2024

Se você acompanhou os jogos olímpicos de Paris 2024 que terminaram no ultimo domingo deve ter percebido que as mulheres foram as grandes protagonistas do Brasil nessas olimpíadas. Para você ter uma ideia das 20 medalhas ganhadas pelo Brasil, 12 foram ganhas por mulheres. Para relembrar algumas dessas conquistas neste artigo você verá algumas informações de atletas brasileiras que se destacaram nas olímpiadas 2024. Confira abaixo:

Bia Souza

A lutadora de Judô Bia Souza foi a primeira atleta a ganhar ouro nessas olimpíadas, ela nasceu em Itariri , interior de São Paulo e é filha de um lutador de judô aposentado que levava ela desde pequena nos treinos e fez com que Bia gostasse do esporte . Para se dedicar profissionalmente ao judô, Bia se mudou para a cidade de São Paulo e a partir dai começou a sua trajetória vitoriosa.

Tatiana Weston-Web

A surfista Tatiana Weston Web ganhou prata no surfe nessas olimpíadas, Apesar dela ter nascida em Porto Alegre, com dois meses de vida ela já estava no Hawai e por isso começou a competir no surf representando o Hawai, porem Tatiana que é filha de pai britânico e de uma mãe que nasceu no Brasil já disse que se sentia muito mais brasileira que hawaiana e em 2018 começou competir pelo Brasil.

Rayssa Leal

Rayssa Leal que ganhou bronze no skate nessas olimpiadas, já havia ganhado prata nas olimpiadas de Toquio quando tinha apenas 13 anos. Rayssa ganhou apelido de fadinha devido a um vídeo que viralizou na internet em 2015 quando ela tinha 7 anos de idade em que aparece fazendo uma manobra no skate com roupa de fada.

Bia Ferreira

A baiana Bia Ferreira que conquistou bronze nessas olimpíada já havia conquistado prata nas olimpíadas de Tóquio. Bia é filha de Raymundo Oliveira Ferreira, boxeador bi campeão brasileiro e tri campeão baiano nos pesos galo e supergalo, Raymundo foi o grande incentivador de Bia para se tornar boxeadora e também foi o seu primeiro treinador.

Gabi Guimarães

Gabi Guimarães foi um dos destaques da seleção brasileira que ganhou bronze nas olimpíadas de Paris, a Federação Internacional de Vôlei escolheu Gabi como a melhor ponteira dessa competição. Gabi foi uma das grandes pontuadoras dessas olimpíadas, pois marcou 110 pontos a mesma quantidade de pontos feita por Paola Egonu da Itália, a única jogadora que pontuou mais que as duas foi Melissa Vargas da Turquia que fez 159 pontos.

Gabi Portilho

A atacante Gabi Portilho joga futebol pelo Corinthans desde 2020 e ganhou diversos títulos com a equipe que inclui quatro campeonatos brasileiros e duas libertadores. Na seleção feminina de futebol, Gabi se destacou nas olimpíadas e foi decisiva na arrancada final que levou o Brasil até a final, fazendo com que a seleção ganhasse medalha de prata.

Gabi se destacou nas quartas de finais ao marcar o gol que deu a vitória para o Brasil no jogo contra a França e também fez uma ótima partida na semifinal contra a Espanha na vitoria brasileira por 4 a 2, Gabi fez um dos gols da partida e deu assistência para a Adriana fazer o terceiro gol do Brasil.

Ana Patricia e Duda

A dupla Ana Patrícia e Duda que ganhou ouro nesses jogos olímpicos de Paris estão juntas desde 2022. Em 2021, Ana Patrícia e Duda participaram das olimpíadas de Tóquio separadas, cada uma com uma dupla diferente , Ana patrícia formou dupla com Rebeca Calvacante e Duda formou dupla com Agatha Bednasuzuk, nessa olimpíada as duas foram eliminadas nas oitavas de finais.

Felizmente quando Ana e Duda decidiram se juntar iniciou-se uma caminhada vitoriosa as duas são as primeiras do ranking mundial e tiveram suas trajetórias consagradas com esse ouro.

Larissa Pimenta

A judoca Larissa Pimenta que ganhou bronze no judô na categoria até 52 kg nas olimpíadas de Paris começou a praticar o judô devido a influencia de seus irmãos mais velhos que praticavam com ela os golpes que eles tinham aprendido.

Aos 8 anos, Larissa começou a treinar judô em uma escola pública em São Vicente e a partir dai trilhou uma carreira vitoriosa com vários títulos e medalhas como as medalhas de ouro que ela ganhou no Grand Prix de Judô na Áustria, nesse mesmo campeonato a já citada campeã olímpica Beatriz Souza também levou ouro na categoria+78 kg.

Rebeca Andrade

A ginasta Rebeca Andrade fez história nessas olimpíadas 2024 ao se tornar a atleta brasileira com mais medalhas da história de todos os jogos olímpicos. Rebeca já tinha sido muito bem sucedida nos jogos de Tóquio em que ela foi a primeira atleta de ginastica artística a faturar medalhas para o Brasil, nesses jogos ela ganhou prata no individual geral e ouro no salto.

Agora em 2024 nas olimpíadas de Paris, Rebeca começou ganhando bronze por equipes ao lado das ginastas Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira e ela também faturou mais três medalhas, a prata no individual geral, prata no salto e ouro no solo. Ao somar todas as medalhas que a ginasta ganhou nas duas ultimas olimpíadas, Rebeca Andrade tem seis medalhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *